Segundo a página oficial na rede social Facebook da instituição académica, o MES decidiu no âmbito das comemorações do dia do educador em Cuba homenagear figuras relevantes da profissão docente que contribuíram para o sucesso dos 50 anos de Ensino Superior em Matanzas.
A entrega da Condição Especial de Ensino, as distinções para a Educação Cubana e Rafael María de Mendive, a Medalha José Tey e a Ordem de Segundo Grau Frank País, foram méritos atribuídos aos professores do centro pelo reitor da UM Leyda Finalé.
A publicação explica ainda que o selo do 60.º aniversário do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Educação, Ciência e Desporto foi atribuído aos professores fundadores do primeiro ano letivo da UM ocorrido em 1972.
Durante o encontro, também foram concedidos títulos de categorias de ensino superior aos professores que em 2022 optaram por alcançá-lo em evidência do constante aprimoramento profissional desenvolvido pela academia, acrescenta o texto.
Fundada em 1972, a UM já formou até hoje mais de 54.000 graduados em 43 carreiras, 1.400 deles estrangeiros como sinal da marca da instituição na formação de graduações e pós-graduações relevantes para a província, o país e o mundo.
rgh/ads/glmv