De acordo com um sorteio, os candidatos a prefeito debaterão suas propostas no domingo 8 de janeiro, enquanto os candidatos a prefeito se enfrentarão no sábado 14 e domingo 15 de janeiro.
A presidente da CNE, Diana Atamaint, exortou os candidatos a preparar suas propostas e a aproveitar esses espaços para informar os cidadãos sobre seus planos de trabalho nos territórios.
As autoridades informaram que os debates serão realizados em quatro eixos temáticos: segurança e convivência cidadã, esfera econômica e reativação, meio ambiente e território, e administração local e provincial.
A mídia local informou que até terça-feira, 20 de dezembro, nem todas as candidaturas haviam sido aprovadas, embora houvesse progresso na impressão das cédulas nos territórios onde tudo estava pronto.
Em fevereiro de 2023, os eleitores elegerão 23 prefeitos e vice-prefeitos provinciais, 221 prefeitos, 864 vereadores urbanos e 443 vereadores rurais, assim como 4.109 membros do conselho paroquial.
Além disso, eles votarão nos sete membros principais e suplentes do Conselho de Participação Cidadã e Controle Social e participarão da consulta popular proposta pelo governo do Presidente Guillermo Lasso.
nmr/avr/bm