Neste dia, a policlínica Lidia y Clodomira, no município Regla da capital, recebeu geladeiras e refrigeradores com seus termorreguladores pré-qualificados pela Organização Mundial da Saúde, visando garantir a conservação das vacinas.
Durante a entrega da doação, o embaixador da nação japonesa em Cuba, Kenji Hirata, manifestou-se satisfeito com os resultados da ajuda prestada pelo seu Governo à ilha através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o enfrentamento da pandemia.
O diplomata parabenizou o governo, o povo e os cientistas cubanos por suas conquistas diante da crise sanitária e destacou que os recursos doados também terão impacto de longo prazo, em futuras campanhas de vacinação e para pesquisas científico-epidemiológicas.
A representante da Unicef na maior das Antilhas, Alejandra Trossero, destacou que o projeto beneficia mais de seis milhões de pessoas, incluindo 1,2 milhão de crianças.
É gratificante estar em uma policlínica e ver de perto a vacinação das crianças, e apreciar o bom funcionamento do sistema primário de saúde do país, disse Trossero.
A primeira vice-ministra de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Ana Teresita González, e a vice-chefe de Higiene e Epidemiologia do Ministério da Saúde Pública, Carilda Peña, agradeceram a doação.
Eles destacaram que mais de 90 porcento da população cubana está vacinada contra o coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença, e as crianças são imunizadas contra 13 doenças com vacinas, 8 das quais são produzidas nos centros científicos do país.
O acordo de colaboração entre Japão e Unicef com Cuba, assinado em novembro de 2021, está em 70 porcento e deve ser concluído em abril de 2024.
Seus recursos são utilizados na compra de geladeiras, caixas de gelo, seringas, ambulâncias, aparelhos de ultrassom de alto desempenho, insumos para oxigenoterapia, entre outros recursos.
Conforme relatado por Trossero em seminário realizado um ano após o início do projeto, entre as conquistas está o fortalecimento da rede de frio em 255 policlínicas de atenção básica e 13 hospitais materno-infantis.
rgh/lpn/glmv