Após a visita de inspeção da Comissão Europeia em novembro passado, o Vietnã tem seis meses para tratar das recomendações feitas com vista ao levantamento do cartão amarelo imposto ao país pela Comissão Europeia, disse o Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural Phung Duc Tien.
Para o efeito, explicou, foi elaborado um plano de ação e atribuídas tarefas específicas a cada ministério, setor e unidade para reforçar a coordenação entre forças, como as alfândegas, polícia marítima e guardas de fronteira.
Além disso, disse, o nosso ministério vai organizar grupos de trabalho interdisciplinares para fiscalizar a situação de implementação em cada localidade, e um plantão de 24 horas para acompanhar e fiscalizar de perto as atividades das embarcações de pesca.
Segundo o próprio ministério, o país ainda não atingiu a meta atribuída pelo primeiro-ministro Pham Minh Chinh de eliminar a pesca ilegal até 30 de dezembro de 2021.
Um total de 104 navios com 919 tripulantes foram detidos no exterior, principalmente das províncias de Quang Ngai, Binh Dinh, Khanh Hoa, Binh Thuan, Ba Ria-Vung Tau, Bac Lieu, Ben Tre, Ca Mau e Kien Giang, disse. um escritório da agência noticiosa VNA.
Como o próprio Duc Tien apontou recentemente, para eliminar o cartão amarelo imposto pela Comissão Europeia e que limita as exportações de produtos aquáticos vietnamitas, é necessário completar o registro de todas as embarcações de pesca.
Estas embarcações devem ainda obter certificados de segurança alimentar e licença de pesca e instalar equipamentos de monitorização (VMS), enquanto as embarcações com comprimento igual ou superior a 15 metros só podem atracar nos portos designados e entregar o registo de pesca de acordo com o regulamento. jha/mpm / fav