O número representa menos da metade do número alcançado em 2019, um ano antes do início da pandemia de Covid-19, quando chegaram 18 milhões de viajantes estrangeiros.
De acordo com o vice-diretor-geral da Administração Nacional de Turismo do Vietnã, Ha Van Sieu, citado pelo jornal online VN Express International, o setor espera obter até então receitas de 27,3 bilhões de dólares.
As estimativas indicam que apenas 3,5 milhões de visitantes chegarão a esta nação do Sudeste Asiático em 2022, dos cinco milhões inicialmente previstos, o que significará um volume de negócios de cerca de 20,8 bilhões de dólares.
A própria publicação indicou que os maiores desafios para a recuperação total da indústria do turismo vietnamita são a lenta reabertura dos principais mercados de origem, como China e Rússia, e problemas de visto.
Sobre este último, acrescenta que, na opinião dos especialistas, deveria ser eliminada a exigência de visto para pessoas de mais países, algo que hoje desfrutam cidadãos de 24 nações, e as estadias sem visto deveriam ser estendidas até 30 ou 45 dias em vez de os atuais 15.
Da mesma forma, seria necessário ampliar a lista de países cujos cidadãos poderiam obter vistos online, bem como eliminar a exigência de seguro viagem contra a Covid-19 para os visitantes.
jha/mpm / fav