A deslocação a Libreville, para uma estadia de 24 horas, responde a um convite do chefe de Estado e de Governo gabonês, Ali Bongo, disse em Luanda o Ministério dos Negócios Estrangeiros (Mirex), cujo titular, Téte António, chegou ontem à capital daquele país centro-africano, à frente de um posto avançado da delegação oficial.
Conforme noticiado pelo Mirex, o chefe da diplomacia nacional foi recebido no Aeroporto Internacional de León Mba pelo seu homólogo gabonês, Michael Moussa Adamo, e pela embaixadora angolana Lizete Nawanga Satumbo Pena.
As relações político-diplomáticas, estabelecidas em 1975, têm um quadro jurídico regulador, nomeadamente o Acordo Geral de Cooperação e o que permitiu a constituição da Comissão Bilateral, a 15 de janeiro de 1982, em Libreville.
Os ramos da agricultura, petróleo, minas, transportes marítimos, indústria, comércio, educação, cultura, saúde e desporto, destacam-se pelo seu potencial de colaboração, considerada a pasta das Relações Exteriores.
No entanto, é necessário promover ações e novas iniciativas que permitam promover a cooperação nos domínios político-diplomático, económico, técnico e científico, avaliou a organização.
Durante a estada de Lourenço em Libreville vão ser assinados dois acordos, o primeiro sobre a supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço e o segundo sobre consultas políticas, confirmou António.
jf/mjm / fav