“Quem anuncia é o presidente. Acho que quase tudo (será decidido) amanhã (quinta-feira)”, disse Costa a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil, sede do governo de transição nesta capital.
Ele explicou que o anúncio deve incluir a maior parte das cobranças de primeira linha, mas não especificou se todas as manchetes ainda serão conhecidas nesta semana.
No dia 9 de dezembro, Lula anunciou os cinco primeiros nomes dos ministros de seu próximo governo, que tomará posse em 1º de janeiro.
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, pela Fazenda; o governador da Bahia, Rui Costa, pela Casa Civil; José Múcio Monteiro, na Defesa; o senador eleito Flávio Dino, na Justiça; e o Embaixador Mauro Vieira como novo chanceler.
Recentemente, o ex-sindicalista destacou que a base das pastas será a mesma de quando deixou o mandato, em 2010, acrescentando o Ministério dos Povos Originários.
Ele insistiu mais uma vez em ter compromisso com o crescimento econômico do país, com a retomada do emprego.
Para o antigo torneiro mecânico, o trabalho que a equipe de transição faz é meticuloso.
No total, essa equipe, coordenada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, foi dividida em 31 grupos técnicos.
Esse grupo passou a conhecer o funcionamento dos órgãos e entidades da administração pública federal, podendo solicitar dados sobre contas públicas, programas e projetos do governo federal.
No primeiro turno da votação, em 2 de outubro, o candidato ao poder do Partido dos Trabalhadores venceu com 48,43% dos votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro, que cobiçava a reeleição pelo Partido Liberal, obteve 43,20%.
Como nenhum dos políticos obteve a maioria absoluta dos votos naquele pleito, ou seja, mais da metade dos votos válidos (excluindo-se os brancos e nulos), conforme estabelece a legislação a ser eleita, eles disputaram o segundo turno.
De forma muito fechada, Lula voltou a triunfar no segundo turno em 30 de outubro com 50,90 por cento ante 49,10 do ex-paraquedista, que se refugiou no silêncio após o fracasso eleitoral.
jha/ocs / fav