Em seu relatório, o PMA disse que o número representa um aumento em relação à semana anterior, quando apenas 757 injeções foram administradas a uma das populações mais vulneráveis à doença. O próprio Ministro da Saúde, Luis Francisco Sucre, chamou a atenção para a necessidade de buscar estratégias para levar a vacina aos bebês nesta faixa etária, onde a cobertura ainda é muito baixa.
Os últimos dados oficiais mostram que, até 11 de dezembro, menos de 1,0 por cento da população alvo de 329.928 crianças menores de quatro anos havia recebido duas doses da vacina Covid-19.
Sucre reconheceu até mesmo que a vacinação de crianças tem sido baixa, e é por isso que estamos vendo um aumento no número de casos entre menores.
“A vacinação tem sido um pouco pobre. A demanda não foi o que esperávamos e isto vai resultar em que as crianças sejam mais afetadas, ao contrário dos jovens”, disse ele.
A vacina para este grupo populacional é da dupla farmacêutica Pfizer/BioNTech, que foi aprovada para uso pela US Food and Drug Administration (FDA) em junho passado, devido aos indicadores de segurança e eficácia.
mem/ga/bm