Em uma mensagem postada no Twitter, o presidente agradeceu aos professores e educadores por seu trabalho e evocou os pensamentos do Herói Nacional José Martí sobre o que um professor significa para a sociedade.
Maestro, uma bela palavra que define alguém que ensina e guia. Martí equiparou-o a criador. É a palavra que usamos para reconhecer aqueles que enchem os outros seres humanos de conhecimento e instrução. Em #Cuba, eles são amados como família. Feliz Dia do Educador, escreveu o chefe de estado.
Ele acrescentou em sua mensagem que há poucos dias no calendário escolar tão felizes como hoje, quando celebramos os educadores cubanos. Obrigado por sua perseverança e dedicação, por seu autoaperfeiçoamento e criatividade. Todos nós somos filhos de nossos professores.
Em Cuba, o dia 22 de dezembro foi escolhido como o Dia do Educador para comemorar a declaração do arquipélago como um território livre do analfabetismo naquela data em 1961.
Hoje, a maior das Antilhas tem uma das maiores taxas de escolaridade da região e seu sistema educacional se destaca por sua cobertura geográfica e social.
O país conta com mais de 250.000 profissionais da educação que também contribuem para a alfabetização e educação de pessoas de outras partes do mundo, principalmente através do uso do método Yo sí puedo desenvolvido por professores cubanos.
mrm/jfs/bm