5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Petroleira boliviana define desafios para 2023

Petroleira boliviana define desafios para 2023

La Paz, 26 dez (Prensa Latina) A Bolívia traça hoje quatro objetivos energéticos para 2023: exploração, subsídios de hidrocarbonetos, produção do primeiro barril ecológico e maximização do desempenho da Planta de Amônia e Ureia, assegurou um funcionário fonte.

Armin Dorgathen, presidente da Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), assegurou ao canal estatal Bolivia TV que em termos de exploração no próximo ano vão perfurar vários poços para buscar mais de um TFC (trilhão de pés cúbicos, na sigla em inglês) de gás natural.

“Estamos trabalhando em novas bacias como Subandino Norte, Madre de Dios e realizamos o maior número de prospecções no Subandino Sur”, afirmou o empresário.

O presidente da YPFB confirmou recentemente ao canal PAT que em 2023 será feito o maior investimento da história na exploração de hidrocarbonetos com o objetivo de aumentar suas reservas de gás.

Sobre o subsídio aos hidrocarbonetos, comentou que graças a uma mudança logística implementada há dois meses, já se verifica uma redução de um milhão de dólares por dia na importação de gasóleo e gasolina.

Neste contexto, prevê-se gerar uma poupança de 100 milhões de dólares durante o primeiro trimestre de 2023, face a período homólogo do ano que termina, e nos restantes nove meses reduzir o custo da importação de combustíveis entre 20 e 30%, relatado.

Dorgathen descreveu que a terceira meta nos próximos 12 meses é a produção do primeiro barril de biodiesel, combustível que substituirá as importações desse combustível.

Pelos cálculos da YPFB, comentou, um barril de biodiesel custará 60 pontos percentuais a menos do que um óleo fóssil importado a preços atuais.

“Também continuaremos com a Usina de Uréia – enfatizou -, para alcançar níveis máximos de produção. Este ano batemos um recorde com 350 milhões de dólares em receita com a venda de fertilizantes. No próximo ano, a Usina gerará mais receita para nós ” .

Referindo-se ao ano do Bicentenário da Bolívia, 2025, destacou que entre os projetos de maior alcance estão a usina denominada HVO de diesel ecológico; a do Amoníaco e da Ureia 2, e sustentou que durante o ano de 2023 se iniciarão os trabalhos para atingir esses objetivos.

“O objetivo é fazer da Bolívia um polo de fertilizantes, temos um grande mercado no Brasil, no Paraguai e no mercado interno. Os fertilizantes se traduzem em segurança alimentar”, destacou.

A América Economía, revista internacional, publicou recentemente um ranking em que coloca a YPFB como a segunda melhor empresa em crescimento de lucro em 2022 com 497%, além de manter um aumento nas vendas.

jf/jpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES