Além de Putin, estarão presentes no encontro os presidentes da Bielo-Rússia, Aleksander Lukashenko, do Azerbaijão, Ilham Aliyev, do Cazaquistão, Kasim-Yomart Tokaev, do Tadjiquistão, Emomali Rajmon, do Turcomenistão, Serdar Berdimukhamedov, e do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev e o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinian.
Conforme noticiado pela agência de notícias Sputnik na segunda-feira, os líderes da CEI abordarão planos de cooperação para o futuro, além de analisar questões atuais regionais e internacionais.
A última cúpula oficial da CEI ocorreu na capital do Cazaquistão, Astana, em meados de outubro.
Na ocasião, o presidente russo propôs aos seus homólogos voltar a reunir-se informalmente no final do ano em São Petersburgo, que já tinha acolhido um evento deste tipo em dezembro de 2021.
O CEI foi criado em dezembro de 1991, após a dissolução da União Soviética, e atualmente inclui nove membros: Azerbaijão, Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tadjiquistão e Uzbequistão.
A Ucrânia e o Turcomenistão não participam de reuniões comunitárias há anos e, de acordo com o site da CEI, pertencem à categoria de estados fundadores.
jf/gfa/ls