A instituição ligada ao Instituto Cubano de Arte Cinematográfica e Indústria prestou homenagem durante o ano a prestigiosas figuras estrangeiras como o ator francês Jean Paul Belmondo, o cineasta alemão von Aleman e o cineasta polonês Jerzy Kawazerowic, por ocasião de seu centenário.
Em termos de eventos, a 16ª Semana do Cinema Alemão e a Semana da Cultura Belga, além do Festival de Cinema Francês, Espanhol e Europeu, trouxeram o melhor da filmografia destes países ao público nacional ao longo do ano.
Outras exposições dedicadas ao cinema da Argentina e Colômbia mostraram a realidade da região como prelúdio à 43ª edição do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano, o principal evento que reservou filmes, painéis teóricos, assim como o lançamento do livro sobre a obra do roteirista neo-realista italiano Cesare Zavattini.
O VI Encuentro de la Crítica Cinematográfica ofereceu uma homenagem ao colega italiano Pier Paolo Pasolini, enquanto a XIV Semana da Cultura Italiana de 23 a 30 de novembro dedicou suas exibições à falecida e icônica atriz Monica Vitti com uma ampla seleção de suas melhores performances.
Em relação às atividades quase ininterruptas organizadas pela Cinemateca de Cuba, seu comunicador, Diego Santana, agradeceu o contínuo feedback com as embaixadas sediadas em Cuba e seu apoio quando se trata do trabalho de curadoria para definir os longas-metragens, relata o site do Cinema Cubano.
rgh/chm/glmv