Em poucas horas, o câmbio paralelo da libra libanesa experimentou um declínio após ultrapassar 47.000 por dólar pela manhã, após um aumento de 2.000 nos últimos três dias.
Por meio de nota, o governador da instituição, Riad Salameh, elevou o preço da plataforma Sayrafa para 38 mil libras libanesas e anunciou a compra e venda do dólar pelo mesmo valor.
Com essa medida, o Banco Central aumentou sua taxa em mais de sete mil libras libanesas, após a madrugada de hoje em 31.200.
A nota acrescenta que pessoas físicas e instituições, sem limite de número, podem solicitar a todos os bancos libaneses o repasse dessas operações até novo aviso.
Segundo o texto, o dispositivo tenta acabar com a especulação e o contrabando do dólar fora das fronteiras; assim como a inflação nos mercados e o aumento dos preços.
Desde 1º de dezembro, o Banco do Líbano anunciou a adoção de uma nova taxa de câmbio alfandegária de 15.000 libras por dólar, para deixar a taxa de 1.500 libras, usada desde 1997.
Dados do Banco Mundial indicaram que o Líbano ficou em segundo lugar globalmente em inflação de preços de alimentos e relatórios de entidades das Nações Unidas colocaram 80% da população abaixo da linha da pobreza.
mem/yma/hb