De acordo com a Casa Branca, a ordem irá complementar os esforços de resposta estaduais e locais às condições frias que começaram em 23 de dezembro e continuam.
A ação autoriza a Agência Federal de Gestão de Emergências a coordenar todos os esforços de socorro em caso de catástrofe e fornecer assistência adequada para minimizar ou evitar a ameaça de uma catástrofe nos condados de Erie e Genesee.
Segundo a NBC News, na cidade de Buffalo, Nova Iorque, as autoridades relataram 28 mortos, mas acreditam que o número de mortos continuará aumentando à medida que as equipes de busca avançarem com as missões de busca.
A tempestade causou estragos com incidentes de estradas bloqueadas, obstáculos às operações de resgate, cancelamentos de vôos e milhares de residentes sem energia.
A CNN informa que várias pessoas aproveitaram o caos causado pelas temperaturas geladas para saquear lojas, e vídeos desses roubos abundam nas mídias sociais em áreas como Buffalo.
O inverno começou oficialmente aqui na quarta-feira e os analistas previam que mais de 260 milhões de pessoas nos Estados Unidos veriam temperaturas congelantes, cerca de 80 porcento da população.
Um boletim do Serviço Meteorológico Nacional informou que estar ao ar livre em algumas áreas poderia causar queimaduras por causa da geada em poucos minutos.
Também advertiu que ventos fortes representariam um risco potencialmente mortal para os viajantes, trabalhadores ao ar livre, gado e animais de estimação.
rgh/cgc/glmv