O portal UOL garante que a inquietação domina o contingente de comunicadores, que não entendem porque desde o dia 21 de dezembro não foi emitido nenhum laudo médico sobre a situação física do reverenciado como o melhor jogador de futebol da história. Descobriu-se que tal mutismo era uma reivindicação da própria família do ex-astro.
Para os informantes, que preferem o anonimato, o silêncio sempre será uma resposta ruim e o mais alto dos ruídos, e por isso fomenta as fake news (notícias falsas), que há dias inundam as plataformas digitais sobre a morte do tricampeão mundial.
O site indica que a rotina dos jornalistas nas proximidades do posto de saúde de São Paulo começou a se intensificar ao longo dos dias, principalmente no final de semana, com o agravamento do quadro clínico de Pelé.
Na véspera e no dia de Natal, a família do ex-jogador o conheceu e publicou a foto do encontro na sala de estágio do Einstein.
“Mais uma noite juntos”, escreveu a filha Kely Nascimento, que aparece na imagem com outros irmãos e parentes como Edinho, Celeste, Flávia, Gemima e Jeshua.
“Foram cinco boletins (médicos). Agora não há muitas notícias”, comentou um produtor de televisão.
Segundo o UOL, os profissionais estrangeiros também começaram a questionar os amigos brasileiros. Um renomado jornal francês, disse um repórter, buscou hospedagem em Santos, no litoral paulista, onde o eterno camisa 10 iniciou sua carreira.
A publicação quer enviar equipes para produzir reportagens. “É o Pelé. Ele é como um chefe de estado, todo mundo quer saber dele”, afirmou.
No último boletim divulgado pelo hospital, foi informada a progressão da doença oncológica, um avanço do câncer de cólon que O Rei trata desde o ano passado, que está anestesiado, como parte dos cuidados paliativos.
La Perla Negra, como é apelidado por alguns comentaristas esportivos, foi diagnosticado em setembro de 2021 com câncer de cólon.
Esse é um dos tipos mais comuns no Brasil e se caracteriza pela presença de um tumor maligno no intestino grosso.
Devido a essa condição, o ex-astro do futebol foi internado para tratamento em fevereiro de 2022. Em 29 de novembro, ele foi internado novamente para reavaliação do método quimioterápico.
A lenda de 82 anos também passou por cirurgias de quadril e coluna, e desde 2012 se movimenta com alguma dificuldade, chegando a aparecer em público em uma cadeira de rodas. mem/ocs/ls