Um total de 18.280 etíopes regressaram ao país desde 21 de novembro, segundo um comunicado do gabinete, segundo o qual este número foi completado na segunda-feira, quando chegaram 1.187 cidadãos.
Entre os que retornaram no último grupo, 358 são mulheres, enquanto 57 são crianças ou adolescentes menores de 18 anos, segundo a notificação.
Da mesma forma, aponta que “a reinserção social das pessoas e o reagrupamento familiar é feito através da prestação de apoio e cuidados adequados em centros improvisados”, após cumprimento dos protocolos de saúde estabelecidos.
Em 21 de novembro, o processo de retorno foi retomado, segundo comunicados do Ministério das Relações Exteriores e do Comitê Nacional de Repatriação de Cidadãos da Arábia Saudita e de outros países.
Em seguida, as autoridades etíopes anunciaram que continuariam os trabalhos do Comitê e de outras entidades para o retorno de mais 30 mil cidadãos do país asiático.
Relatórios oficiais mostram que na primeira rodada do programa, 71.697 indivíduos retornaram em condições seguras e legais em 198 voos, dos 102.000 que aspiravam retornar à Etiópia.
lam/raj/ls