23 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Quarto ministro do Japão renuncia por escândalo político (+Foto)

Quarto ministro do Japão renuncia por escândalo político (+Foto)

Tóquio, 27 dez (Prensa Latina) O ministro japonês da Reconstrução, Kenya Akiba, renunciou hoje acusado de desvio de fundos políticos e agora há quatro membros do Gabinete substituídos devido a escândalos em quase três meses.

O chefe do Governo, Fumio Kishida, declarou em conferência de imprensa que aceitou a renúncia do alto funcionário e em seu lugar nomeou Hiromichi Watanabe, que tem experiência na condução da referida pasta. “Levo muito a sério a renúncia dos ministros por responsabilidade própria nas nomeações. Devemos continuar a enfrentar a montanha de problemas”, disse o presidente.

Ele também especificou que não interveio na decisão de Akiba, que foi às suas próprias custas para não afetar as deliberações sobre o orçamento e outros projetos importantes durante a próxima sessão ordinária da Dieta (parlamento bicameral).

Ele também garantiu que não tem intenção de reformular o Gabinete em um futuro próximo, como a mídia especula há dias.

Ao mesmo tempo que Akiba, demitiu-se Mio Sugita, Vice-Ministra Parlamentar de Assuntos Internos e Comunicações, que foi questionada por declarações entendidas como discriminatórias contra minorias sexuais ou étnicas.

As frequentes demissões dos membros do Executivo, todos pertencentes ao Partido Liberal Democrático, representam um duro golpe para a administração do primeiro-ministro que continua a perder apoio popular.

Em outubro, Daishiro Yamagiwa, que chefiava a Revitalização Econômica, deixou o cargo devido a seus laços com o controverso grupo religioso Federação de Famílias para a Paz e a Unificação Mundiais.

Mais tarde, o ex-ministro da Justiça, Yasuhiro Hanashi, renunciou devido às críticas recebidas por seus comentários intempestivos sobre as ordens de execução dos condenados à morte no país asiático.

No final de novembro, o então chefe da Corregedoria e Comunicação, Minoru Terada, renunciou, também pressionado por fortes e constantes críticas ao suposto desvio de verbas políticas.

mem/lcp/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES