23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ex-presidente do Peru rejeitou acusações do novo governo

Ex-presidente do Peru rejeitou acusações do novo governo

Lima, 28 dez (Prensa Latina) O ex-presidente peruano Pedro Castillo negou hoje, da prisão, os crimes de rebelião e conspiração de que é acusado e acusou o novo governo das mortes registradas em protestos sociais contra sua deposição.

Castillo leu uma breve mensagem política ao final de uma audiência virtual do Corte Suprema de Justiça (CSJ), na qual a defesa e a Procuradoria apresentaram seus argumentos, sobre o recurso contra a prisão preventiva de 18 meses contra o ex-presidente.

“Nunca cometi o crime de rebelião, não me levantei em armas”, disse, aludindo a declarações de juristas que invocam o fato de este crime implicar a revolta coletiva em armas.

“Também não chamei ninguém para pegar em armas, mas devo dizer que quem pegou em armas para acabar com a vida de mais de 30 peruanos é o atual governo”, acrescentou sobre o balanço dos protestos contra sua deposição e afirmou que há mais de 20 desaparecidos e mais de 200 feridos.

Também negou a acusação alternativa de conspiração e a atribuiu ao Congresso da República, que exerceu contra ele uma oposição irredutível e desde o início levantou o objetivo de acabar com seu Executivo.

“Quem conspirou é o Congresso… e outras instituições para preparar um plano para a queda do meu governo, por meio de sucessivos pedidos de vacância (destituição) e outras artimanhas”, argumentou o ex-presidente, demitido e preso em 7 de dezembro por tentar a dissolução do impopular Parlamento unicameral. Apelou aos juízes para que reflitam e vejam “como esta injusta prisão preventiva que me foi imposta só serviu para polarizar o nosso país”, disse, acrescentando que tudo o que se faz contra ele não passa de “vingança política”.

Ele também pediu que o ódio cesse, exigiu sua liberdade, afirmou que está incomunicável na prisão para altos funcionários que o abriga e exigiu acesso telefônico para se comunicar com sua esposa e filhos, requerentes de asilo no México; e com seus pais, que moram na província andina de Chota, no norte.

Na audiência, o tribunal ouviu as posições das partes sobre o recurso da defesa de Castillo, que está levantando a soltura da prisão para enfrentar as investigações a que está sujeito em liberdade condicional.

A Corte Suprema de Justiça apreciou ainda o recurso do Ministério Público contra a liberdade condicional por 18 meses, concedida ao co-arguido ex-Primeiro-Ministro Aníbal Torres, em consideração da sua idade (78 anos) e dos seus problemas de saúde.

mgt/mrs/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES