O atual calendário culminará com 19 novas obras de infraestrutura, além da construção de mega hospitais em diversos departamentos, que gerarão empregos e garantirão melhor atendimento à população.
Segundo autoridades do governo, o Ministério da Saúde (Minsa) também está trabalhando para construir a primeira sala de cirurgia materno-fetal inteligente da região centro-americana, com um investimento de três milhões de dólares.
Entre as obras este ano garantidas pelo Minsa, destaca-se ainda a implementação de uma moderna central de oxigénio medicinal, que permitirá o abastecimento deste gás aos hospitais públicos do país.
A fábrica tem capacidade de geração de aproximadamente 13.440 cilindros por mês, produção que servirá para garantir o atendimento aos pacientes nos diversos centros de saúde.
Segundo dados oficiais, de 2007 até agora, mais de 500 unidades de saúde foram construídas na Nicarágua, incluindo hospitais, maternidades e outros centros especializados.
Por outro lado, organizações internacionais como a Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde reconheceram o trabalho das autoridades de saúde no combate à Covid-19.
Nesse sentido, o país ocupa o primeiro lugar na região com maior número de pessoas vacinadas contra a doença, alcançando 92% de cobertura com as primeiras doses e 80,4 com o esquema completo.
oda/ybv / fav