De acordo com o Ministério das Comunicações e Imprensa, o presidente chegará àquela instalação por volta das 16h, horário local, e será recebido pelo prefeito Andrés Watson.
Na véspera, o chefe de Estado participou de uma reunião do Comitê da Baixada Submeridional e inaugurou o aqueduto Simbolar-Añatuya, em Santiago del Estero.
Durante um ato naquele território, Fernández criticou uma medida cautelar da Corte Suprema de Justiça (CSJ) em favor da Cidade Autônoma de Buenos Aires e em detrimento das 23 províncias deste país sul-americano.
De acordo com a Lei 27.606, aprovada pelo Congresso em 2020, essa capital recebe 1,4% do total dos recursos coparticipantes e o valor equivalente ao custo de funcionamento de sua Polícia que lhe foi repassado em 2016.
Na semana passada, o CSJ decidiu aumentar esse percentual para 2,95, mais de 180 bilhões de pesos adicionais (mais de um bilhão de dólares).
O presidente questionou a decisão do Tribunal e reiterou a impossibilidade de cumprimento uma vez que os Orçamentos de 2022 e 2023 não contemplam esta despesa.
A única coisa que me resta é usar alguns títulos restantes. Quando vejo esses números, só fico irritado porque eles estão me pedindo para enviar a 203 quilômetros quadrados a mesma quantidade que 80.000 quilômetros quadrados do norte da Argentina precisam, disse ele.
“Enquanto eu for presidente, farei tudo o que for necessário para tornar este país mais igualitário e federal, para que não haja cidadãos de primeira e segunda classe”, afirmou.
nmr/gas / fav