De acordo com um comunicado oficial, o também presidente do país fez o chamado durante uma reunião do Bureau Político do Comitê Central daquela formação realizada nesta segunda e terça-feira para analisar o trabalho anual. Xi insistiu que a liderança unificada e centralizada do partido é um de seus princípios fundadores, exigiu a adesão aos seus propósitos e a manutenção de uma lealdade absoluta em todos os momentos e sob todas as circunstâncias.
Ele instruiu os membros da Politburo a se aperfeiçoarem constantemente, a servirem melhor o povo e a serem capazes de superar riscos, ao mesmo tempo em que enfatizou a necessidade de líderes em todos os níveis assumirem suas responsabilidades e contribuírem para o desenvolvimento do país.
Insistiu no combate aos “problemas crônicos” do formalismo e da burocracia, lembrando que o PCCh representa os interesses do povo chinês e não os interesses de grupos de poder individuais ou estratos privilegiados.
Xi também pediu aos membros da Politburo que fossem rigorosos com os membros da família e parentes próximos, para não permitir que eles perseguissem interesses ilegítimos ou tirassem vantagem de sua influência.
A reunião destacou a estabilidade da economia, dos preços, do emprego e da produção agrícola do gigante asiático, assim como o sucesso da realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Beijing 2022, apesar dos desafios internos e externos relatados ao longo do ano.
Entre outras questões, o Congresso exigiu esforços concertados para implementar as decisões e planos adotados no 20º Congresso do PCCh, que estabeleceram as diretrizes para a tão esperada modernização da China.
oda/ymr/bm