O relatório resume a visita do Enviado Especial da UA Olusegun Obasanjo a Mekelle, a capital do Tigre, para avaliar a implementação do acordo de paz assinado em 2 de novembro em Pretória, África do Sul.
Junto com o ex-presidente queniano Uhuru Kenyatta, o ex-líder nigeriano chegou ao território etíope com o objetivo principal de observar como está progredindo a entrega de bens de primeira necessidade e a reabilitação de serviços básicos na jurisdição norte.
De acordo com a nota, Obasanjo considerou que a recente inspeção governamental em Mekelle, liderada pelo Presidente da Câmara dos Representantes dos Povos (Parlamento), Tagesse Chafo, confirma o compromisso do Estado com a paz.
Ele também salientou que a prestação de ajuda sem restrições e a retomada das atividades essenciais são partes importantes do acordo entre o governo e a Frente de Libertação do Povo Tigray para acabar com a guerra que começou em novembro de 2020.
Ele agradeceu aos líderes de ambos os lados por seus esforços para alcançar o pacto e especialmente às autoridades federais por seu compromisso com a implementação adequada de todos os pontos.
É louvável que a eletricidade, os bancos e as telecomunicações tenham começado em um curto período de tempo, disse ele, e destacou o desempenho da UA na obtenção deste resultado.
Kenyatta, por sua vez, expressou elogios semelhantes e observou que “o processo de paz é uma clara demonstração de que é possível fornecer uma solução africana para os problemas da África”.
lam/raj/glmv