5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alerta sobre caos jurídico na Argentina

Alerta sobre caos jurídico na Argentina

Buenos Aires, 30 dez (Prensa Latina) A Argentina vive um caos jurídico e ausência de lei, alertou o ex-membro do Supremo Tribunal Federal (CS) Raúl Eugenio Zaffaroni.

Em declarações à Rádio 10, o advogado criminal, ex-legislador e juiz questionou uma medida cautelar da CS em favor da Cidade Autônoma de Buenos Aires e a pressão exercida por esse órgão sobre o Governo de Alberto Fernández.

De acordo com a Lei 27.606, aprovada pelo Congresso em 2020, este capital recebe 1,4% do total dos recursos coparticipantes e o valor equivalente ao custo de funcionamento de sua Polícia que lhe foi repassado em 2016.

Recentemente, a CS aprovou o aumento de essa porcentagem para 2,95, ou seja, mais de 180 bilhões de pesos adicionais (mais de um bilhão de dólares), e logo depois exigiu que o Estado fizesse esse pagamento.

O Tribunal ordena ao Presidente que entregue o dinheiro a esta capital, mas como existe uma lei orçamentária votada, se Fernández usar recursos que não foram previstos na norma, incorre no crime de peculato; ou seja, ele está coagindo o chefe de Estado, explicou Zaffaroni.

Este é um processo complexo que vem acontecendo há muito tempo. O caos é tão grande que não há a quem reclamar. Aqueles que deveriam zelar pela eficácia das normas constitucionais as violam, acrescentou.

Da mesma forma, alertou que esta nação enfrenta um vácuo jurídico gerado pela própria Corte.

No entanto, ele garantiu que serão as pessoas que restaurarão o estado de direito e acabarão com o caos.

Na quarta-feira, Fernández afirmou que o Tribunal perdeu todo o sentido de justiça e lembrou que esta decisão é impossível de cumprir, uma vez que o Orçamento de 2023 já foi aprovado e não contempla estas despesas.

“A CS beneficia um setor da política argentina. Este sistema os serve, estigmatiza as pessoas e as condena injustamente”, disse, denunciando as tentativas da oposição de desestabilizar seu governo.

Além disso, destacou que a situação neste país é fruto da gestão da Cambiemos (2015-2019) e das ações do Together for Change na atualidade.

Fernández culpou a oposição por querer levar a ele e a esta nação a um beco sem saída e alertou sobre as corridas cambiais e a pressão exercida pela valorização do dólar paralelo.

jha/gas/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES