5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Médicos cubanos na Itália ajudam o sistema de saúde da Calábria

Médicos cubanos na Itália ajudam o sistema de saúde da Calábria

Roma, 30 de dezembro (Prensa Latina) “Nossos médicos vieram trabalhar juntos, unidos com seus colegas italianos, para ajudar a melhorar a situação do sistema de saúde na Calábria”, disse Mirta Granda, embaixadora de Cuba neste país europeu.

Durante uma visita à cidade de Catánzaro, capital da Calábria, o diplomata reuniu-se com o presidente daquela região, Roberto Occhiuto, que sublinhou que “estamos contentes pela oportunidade de contar com médicos altamente especializados”, referindo-se a um acordo de assistência assinado com o país caribenho.

Em 28 de dezembro, 51 profissionais de saúde cubanos chegaram àquela cidade do sul da Itália, parte dos quase 500 especialistas que prestarão serviços nos hospitais da Calábria nos próximos meses, em uma iniciativa que, segundo Occhiuto, pode ser “um modelo também para outras regiões” onde são necessários.

Após o encontro com Granda, o presidente destacou em declarações à imprensa, publicadas pelo jornal Corriere della Calabria, que “a medicina cubana é de excelência e reconhecida em todo o mundo”, acrescentando que “estes 51 médicos para a província de Reggio Calabria não teríamos sido capazes de encontrá-los por anos”.

Occhiuto, que também atua como comissário de saúde, esclareceu que este programa “é uma ferramenta de emergência excepcional, mas fundamental” e disse que os especialistas cubanos “terão um contrato de um ano” e ficarão lotados nos hospitais de Locri, Polistena, Gioia Touro e Melito Porto Salvo.

“Estamos felizes que haja 51 médicos cubanos capazes de garantir que os hospitais, onde é mais difícil encontrar médicos, permaneçam abertos”, enfatizou.

Por sua vez, a embaixadora cubana afirmou que “identificamos uma solução alternativa para os problemas que não poderiam ser resolvidos com ferramentas tradicionais. O objetivo é melhorar os padrões dos serviços e, em todo caso, favorecer e aumentar o conhecimento de ambas as partes”.

Explicou que esta iniciativa partiu “do governo regional, que contatou uma empresa cubana de serviços médicos. Com as relações bilaterais que temos, principalmente na questão da saúde, não fiquei surpreso”.

“Cuba tem um grande número de médicos e, ao mesmo tempo, precisa dessa colaboração para colocar à prova a formação. Será um serviço de emergência” do qual, como disse, “criou-se um novo modelo, um novo sistema”.

Em 2020, as brigadas cubanas do Contingente Médico Henry Reeve ajudaram as cidades italianas de Crema e Turim, durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Por seu destacado trabalho, o pessoal da saúde recebeu múltiplas distinções e esta ajuda foi considerada um exemplo do princípio humanista da medicina cubana.

oda/ort/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES