Embora poucos ousassem realmente dar um veredicto final, as centenas no Twitter, Instagram e Tiktok nas mídias sociais sublinham a admiração absoluta pela carreira de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, que morreu ontem no Brasil aos 82 anos de idade.
A espanhola LaLiga, que tem um número notável de jogadores brasileiros, decretou um minuto de silêncio em homenagem ao tricampeão mundial antes do início de cada partida na 15ª rodada, que termina no sábado.
Vinicius Junior, Militao, Rodrygo Goes (os três do Real Madrid), Raphinha (Barcelona), Alex Téllez, Marcao e Fernando (Sevilla), Luiz Felipe e Luiz Henrique (Betis) e Felipe (Atlético Madrid), entre outros, expressaram suas condolências e admiração pela morte física de Pelé.
Outras figuras importantes do campeonato espanhol, como o polonês Robert Lewandowski (Barcelona), o treinador italiano do Real Madrid Carlo Ancelotti, seu compatriota Genaro Gattuso, do Valencia, e os ex-jogadores merengues Ronaldo Nazario e Roberto Carlos, radicados no país ibérico, uniram-se às mensagens de condolências e elogios a Pelé.
Os principais jornais e programas de rádio e televisão locais também dedicaram grandes espaços à carreira do ex-craque Canarinha, como Marca, As Deportivo, Mundo Deportivo, Sport, Golazo de Gol da Movistar, Partidazo da Cope, RTVE, SER e El País.
nmr/ft/bm