Putin e Xi, que discutiram vários assuntos por videoconferência na sexta-feira, afirmaram que ambas as nações coordenam suas ações no cenário internacional, inclusive no Conselho de Segurança da ONU, na Organização de Cooperação de Xangai, no BRICS e no G20.
O chefe de Estado russo explicou que ambos os países partilham a mesma opinião sobre as razões, o rumo e a lógica da transformação em curso da paisagem geopolítica mundial.
Nas condições atuais, a importância da parceria estratégica russo-chinesa como fator estabilizador está se tornando cada vez mais importante, disse Putin, observando ainda que os laços entre Moscou e Beijing mostram maturidade e estabilidade e estão se expandindo dinamicamente.
Ambas as nações registraram crescimento recorde em seu comércio, que não foi prejudicado por sanções e chantagens do Ocidente, e podem atingir a meta de aumentá-lo para até US$ 200 bilhões antes do previsto, disse ele.
O fornecimento de energia atingiu volumes sem precedentes e o trabalho está sendo feito em conjunto para criar capacidades de produção e processamento de hidrocarbonetos, disse o presidente da nação eslava.
Este ano, a Rússia tornou-se um dos líderes nas exportações de petróleo para a China, sendo já o segundo país a fornecer gasoduto à nação asiática, acrescentou.
Um lugar especial em todo o conjunto da cooperação russo-chinesa, de nossas relações, é ocupado pela cooperação militar e técnico-militar, que contribui para a segurança de nossos países e para a manutenção da estabilidade em regiões-chave, especificou Putin.
Nosso objetivo é fortalecer a interação entre as Forças Armadas da Rússia e da China, enfatizou o chefe de Estado.
Por fim, convidou Xi Jinping a fazer uma visita de Estado à Rússia na primavera de 2023, desejando sucesso e prosperidade às autoridades e a todo o povo chinês.
De sua parte, Xi disse que, diante de um ambiente internacional difícil e ambíguo, a China está disposta a intensificar a cooperação estratégica com a Rússia, oferecer oportunidades de desenvolvimento mútuo e ser parceiros globais para o benefício dos povos de ambas as nações.
nmr/gfa