No 64º aniversário do triunfo da Revolução Cubana, receba a saudação revolucionária do Partido Comunista do Uruguai, diz a carta enviada ao primeiro secretário do PCC e presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e assinada pelo secretário-geral do PCU, Juan Castillo.
A Revolução, continuidade histórica das lutas pela independência lideradas por José Martí, liquidou o projeto colonialista que o império ianque havia preparado para Cuba, afirma a carta.
Acrescenta que o programa Moncada e o compromisso assumido pela Revolução com o seu povo foram plenamente cumpridos e representaram um marco para a história da libertação no nosso continente.
A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, não significou apenas liberdade para Cuba, mas também o início de um processo continental com o socialismo como horizonte, acrescenta o texto. Hoje, mais de seis décadas após o início dessa façanha heróica, o povo cubano continua sua luta de libertação acompanhado por outros povos da América Latina, do Caribe e dezenas de povos do mundo que lutam para conquistar sua verdadeira independência, destacou.
Os comunistas uruguaios consideram que “o exemplo de Cuba, sua resistência ao bloqueio e sua dignidade são um farol para os povos do mundo”.
Expressamos nossa total solidariedade com a Revolução. Exigimos o fim do bloqueio e repudiamos as provocações do imperialismo ianque e seus peões de plantão, enfatizam.
O PCU reafirma sua irmandade com o heróico povo de Martí e Fidel, com seu governo e com seu partido. Juntos travaremos a batalha pela soberania, independência e autodeterminação em toda a Nossa América, conclui a carta.
ro/ool/ans
PL-39
31/12/2022T06:04:48