O número de ovelhas azuis quase dobrou em uma década, enquanto o número de cervos almiscarados também cresceu, revelou um censo realizado pela administração do local, localizado no estado de Himachal Pradesh, no norte da Índia. O cervo-almiscarado, uma das espécies mais raras e em rápido desaparecimento, além de sua beleza atraente, é famoso pela fragrância que emana de seu umbigo, que é sua maior identidade.
Este animal é caçado por seu almíscar, devido ao seu uso em muitos remédios e perfumes, e seu valor no mercado internacional é muito alto.
A equipe do censo encontrou rebanhos de ovelhas azuis em muitos lugares e seus números chegam a 10 por quilômetro quadrado, em comparação com quatro ou cinco há uma década.
Esta espécie vive a cerca de 3.500 metros acima do nível do mar e a sua presença no parque abrange cerca de 60 a 70 quilómetros quadrados.
Além disso, o número de cervos almiscarados, que está à beira da extinção, foi maior do que o número detalhado no censo anterior de 2010-2011.
Sua densidade numérica média era de dois por quilômetro quadrado há uma década.
No entanto, as autoridades dizem que os dados podem variar se um grande tamanho de amostra for observado.
O cervo-almiscarado vive em zonas com cerca de três mil metros de altitude e o seu habitat abrange uma área entre os 30 e os 40 quilómetros quadrados do parque.
Da mesma forma, o assistente de conservação florestal Munish Rangra diz que não há avistamento direto do urso pardo, mas ele disse que as equipes viram seus pelos e pegadas.
O urso pardo é encontrado a uma altitude de aproximadamente 2.500 a 2.800 metros acima do nível do mar.
Segundo o especialista, o motivo do aumento de ovelhas azuis e cervos almiscarados no parque se dá na proibição da caça furtiva, ao mesmo tempo em que há patrulhamento regular na área do parque e é feito monitoramento com armadilhas fotográficas instaladas em vários lugares.
O parque se estende por 905,4 quilômetros quadrados, mas está em processo de expansão para 3.120 quilômetros quadrados.
jf/abm/hb