Huang Luqi, diretor da Administração Nacional da MTC, mencionou o uso de fórmulas naturais em indivíduos com sintomas leves e os bons resultados alcançados em evitar o desenvolvimento de doenças graves. Ele indicou que sua entidade aprovou 70 produtos e casos graves recebem terapias combinadas com a medicina ocidental para acelerar a recuperação.
Segundo Huang, os especialistas em MTC se uniram a hospitais, centros de emergência e clínicas digitais para prestar serviços e tomar as providências necessárias para suprir a falta de alguns medicamentos.
Desde dezembro passado, a China vive uma explosão de casos diários e mortes por Covid-19, mas ao mesmo tempo há escassez de medicamentos e outros produtos usados para tratar os sintomas da doença, devido à alta demanda.
Embora as empresas farmacêuticas tenham multiplicado o trabalho em suas fábricas, o fornecimento desses materiais ainda não se estabilizou totalmente.
As previsões sugerem que grandes cidades como Pequim, Xangai e Guangzhou superarão o pico de infecções nesta semana, mas grandes surtos em áreas rurais são esperados em meados de janeiro, coincidindo com as viagens do Ano Novo Lunar.
As autoridades estão preocupadas com o fato de que as áreas rurais e as pequenas cidades da China carecem dos serviços médicos necessários e também podem enfrentar superlotação em hospitais, funerárias e crematórios.
mem/sr/ls