5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Crianças de Oaxaca, positivas para raiva, mordidas por morcegos

Crianças de Oaxaca, positivas para raiva, mordidas por morcegos

Cidade do México, 3 jan (Prensa Latina) A criança morta e as duas que permanecem em estado crítico testaram positivo para raiva causada por mordidas de morcegos, confirmaram os exames médicos divulgados hoje em Oaxaca , México.

Duas meninas ainda internadas, uma de oito anos e a outra duas, e um menino de sete anos já falecido, apresentaram mordidas de morcegos transmissores da raiva da variante V3.

Esses morcegos que transmitem essa variante da raiva pertencem a uma espécie hematófaga, ou seja, se alimentam do sangue de mamíferos, informou o diretor-geral de Epidemiologia do Ministério da Saúde, Gabriel García.

O especialista disse que a amostra foi retirada do menor que morreu, que foi enviada para o Instituto de Diagnóstico e Referência Epidemiológica que, com base na técnica de imunofluorescência direta e genotipagem do vírus desta doença, confirmou o resultado positivo.

De qualquer forma, esclareceu, esta semana farão o sequenciamento para reconfirmar a variante.

Por sua vez, o Governador de Oaxaca, Salomón Jara Cruz, e o Diretor Geral de Epidemiologia do Ministério da Saúde do Governo do México informaram que esta doença está presente em todo o mundo, e estima-se que existam 11 variantes da raiva e nove deles circulam no México.

Eles também apontaram que esse vírus pode afetar gatos, cães, raposas e outros animais e, embora tenha sido possível erradicá-lo na população canina com vacinação, ainda está presente em animais selvagens.

Sinais e sintomas em humanos podem incluir febre, dor de cabeça, náusea, vômito, agitação, ansiedade, confusão, dificuldade para engolir e medo causado por tentativas de beber líquidos, salivação excessiva, alucinações, insônia e paralisia parcial.

Para reduzir o risco de contato com animais com raiva, o chefe da Epidemiologia recomendou a vacinação de animais domésticos (cães e gatos); na medida do possível, evite o contato com animais selvagens e não se aproxime ou manuseie animais selvagens.

ode/lma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES