Nesta ocasião, o evento será dedicado ao recém-falecido africanista e etnólogo Rogelio Martínez Furé, e à obra do historiador José Luciano Franco, além de dar especial atenção aos desafios de salvaguardar o patrimônio cultural imaterial e tangível africano em Cuba e Caribe.
Entre seus principais temas, o evento abordará os processos de resistência e quilombagem, cultura, identidade e alteridade, oralidade, aspectos da religiosidade popular e fraternidades de matriz africana, bem como o papel do museu na salvaguarda do patrimônio cultural e a antropologia visual .
Organizado pela Casa de África, a iniciativa sociocultural da comunidade de Quisicuaba e o Instituto Cubano de Antropologia, o programa incluirá palestras, mesas redondas, painéis e exposições, projetos de pesquisa acompanhados de visitas a locais de interesse dentro e fora de Havana.
O Workshop será realizado no âmbito do projeto de cooperação internacional Contribuindo para a Melhoria do Ambiente Urbano e Cultural das Cidades Patrimoniais do Sul: desde o equipamento e intercâmbio de experiências entre Havana e Saint-Louis de Senegal.
jf/chm/hb