Minh Chinh fez a avaliação ao inaugurar o primeiro encontro virtual do governo vietnamita com as 63 províncias e cidades centrais num ano que decorrerá, disse, num contexto global com mais desafios e desenvolvimentos complicados que podem ter efeitos negativos para o Vietname .
A este respeito, o Chefe do Governo exortou ao consenso para cumprir os objetivos até 2023, que incluem, entre outros, a manutenção da estabilidade macroeconômica, o controlo da inflação, o reforço do crescimento e a melhoria contínua do sistema administrativo e das políticas.
Ele também enfatizou a importância de prevenir e combater a corrupção e o desperdício, a reestruturação da economia de acordo com o modelo renovado de crescimento com alta produtividade e competitividade do trabalho, a fim de construir uma economia de mercado com orientação socialista.
É necessário cumprir eficazmente as orientações, linhas e políticas do Partido Comunista e do Estado em matéria de defesa, segurança e relações exteriores, de forma a manter um ambiente de paz e estabilidade em prol do desenvolvimento nacional e da defesa da Pátria, Minh Chinh foi citado pela agência de notícias VNA.
O primeiro-ministro passou ainda em revista o ano de 2022, em que o Vietname atingiu 14 dos 15 objetivos traçados, conseguiu um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 8,02 por cento, elevou o PIB per capita para 4,1 mil dólares, e estabeleceu um recorde em a balança comercial de 732,5 bilhões de dólares.
Ele também listou os principais problemas enfrentados, incluindo a pandemia de Covid-19 e fatores desfavoráveis para a gestão macroeconômica, como inflação alta, taxas de juros bancárias, preço de combustíveis e matérias-primas, desastres naturais, tempestades e inundações e epidemias sazonais.
lam/mpm/ls