5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela exportou 250.000 barris de petróleo para os EUA

Venezuela exportou 250.000 barris de petróleo para os EUA

Caracas, 3 jan (Prensa Latina) Venezuela exportou um carregamento de 250.000 barris de petróleo para os Estados Unidos no último fim de semana, após um acordo alcançado entre o consórcio americano Chevron e a empresa petrolífera estatal PDVSA, que foi anunciado hoje.

A empresa estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) e a empresa norte-americana assinaram importantes acordos em 2 de dezembro que deram continuidade às operações da empresa e à produção de petróleo no país sul-americano.

A cerimônia, realizada no Salão Simón Bolívar de La Campiña, em Caracas, contou com a presença de Tareck El Aissami, vice-presidente setorial de Economia; Javier La Rosa, presidente da Chevron aqui, e Asdrúbal Chávez, chefe da PDVSA, entre outros executivos.

Segundo relatórios não oficiais, o petróleo bruto exportado deixou a refinaria de Bajo Grande, no estado de Zulia, e é o primeiro carregamento com destino aos Estados Unidos em quatro anos, devido a sanções contra a nação caribenha.

As informações da agência Venezuela News citam o portal digital Noticia al Día, que por sua vez menciona uma fonte anônima vinculada à empresa.

O informante indicou que o navio chegou ao país há oito dias, logo após o anúncio do reinício do projeto Petroboscán de petróleo bruto asfáltico.

A mídia venezuelana também destacou que, de acordo com reportagens, o superpetroleiro caribenho de bandeira bahamiana Voyager atracará nos próximos dias para levar mais petróleo bruto para os Estados Unidos.

O navio UACC Eagle, que navega sob a bandeira das Ilhas Marshall, também chegará ao Porto de José, no estado de Anzoátegui, nordeste da Venezuela, para entregar nafta à empresa Petropiar.

No início de dezembro, o presidente da Comissão de Energia e Petróleo da Assembleia Nacional da Venezuela, Ángel Rodríguez, previu boas perspectivas para o petróleo venezuelano, apesar das sanções que ainda hoje pesam sobre o país.

Rodríguez estimou que, a médio prazo, a produção de hidrocarbonetos poderia atingir níveis significativos que garantiriam a continuidade dos investimentos em outros ramos da economia nacional, com a contribuição do setor privado.

Ele ressaltou que as novas alianças com a Chevron transnacional americana abrem mais perspectivas que permitirão o aumento da produção a curto prazo. El Aissami declarou que os acordos estão enquadrados na Constituição da República Bolivariana e nas leis nacionais que regem a atividade petrolífera.

mem/jcd/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES