A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, apreciou as qualidades do líder religioso como humanista, defensor da fé, guardião e homem de amor.
Também lembrou o carinho especial que demonstrou pelo povo angolano durante sua visita ao país em 2009, durante a qual encorajou os jovens a buscar permanentemente o desenvolvimento da nação.
Enquanto a presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Carolina Cerqueira, considerou o falecido Joseph Aloisius Ratzinger como uma figura de reconhecida intelectualidade, sabedoria, serenidade e verticalidade inabalável na defesa de seus princípios e valores.
Ele deixou sua marca em Angola por suas expressões de apreço e amizade às comunidades católicas e seus apelos para preservar a paz, construindo uma sociedade socialmente justa e economicamente desenvolvida, acrescentou ele.
O governador de Luanda, Manuel Homem, também elogiou a carreira do homem que ele considerava um promotor do diálogo entre as pessoas para resolver conflitos.
Após a notícia de sua morte, o Presidente João Lourenço enviou uma carta de condolências ao Papa Francisco no domingo, na qual expressava seu pesar pelo falecimento físico de Bento XVI, ocorrido no sábado, 31 de dezembro, em Roma.
“A Igreja Católica e o mundo em geral perdem uma figura que fez uma contribuição significativa para um papel positivo e notável no mundo”, diz o documento.
mem/mjm/bm