O Vietnã precisa fazer preparativos cuidadosos para controlar efetivamente a pandemia, alertou o vice-ministro da Saúde, Nguyen Thi Lien Huong, em uma reunião sobre vigilância de doenças e resposta dos Centros de Operações de Emergência de Saúde Pública.
As cidades com portões fronteiriços devem prestar atenção à amostragem da comunidade e rever a capacidade das instalações de tratamento e acomodação para atender os visitantes, disse o funcionário.
Na opinião dos especialistas, citados pela agência noticiosa VNA, a abertura da fronteira chinesa no dia 8 poderá levar a um aumento do número de casos de Covid-19, embora seja pouco provável que esta nação indochinesa corra risco de surto porque goza de imunidade comunitária.
No entanto, os departamentos de saúde locais devem continuar a implementar rigorosamente as atividades de quarentena médica, disse Tran Nhu Duong, diretor do Departamento Geral de Medicina Preventiva do Ministério da Saúde.
Nos primeiros três dias deste ano, o Vietnã manteve uma baixa incidência de novos casos de Covid-19, registando apenas 53, 51 e 71, nessa mesma ordem.
Até ao momento, desde o início da pandemia em todo o país, 11.525.408 pessoas contraíram a doença, das quais mais de 92 por cento recuperaram da doença e 43.186 morreram.
O Vietnã já ultrapassou as 265.519 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 administradas a uma população de mais de 98 milhões de habitantes.
oda/mpm / fav