Nesta décima edição do evento, participarão pesquisadores e estudiosos da religião iorubá na nação antilhana, que discutirão os tambores Batá e suas sonoridades como essência da identidade cultural, segundo o site da Uneac.
As intervenções são planejadas pelo poeta e etnólogo Miguel Barnet, presidente da Fundação Fernando Ortiz; Jesús Gómez Cairo, diretor do Museu Nacional de Música de Cuba; Sonia Virgen Pérez Mojena, presidente do Conselho Nacional do Patrimônio Cultural; Ulises Mora, presidente de Timbalaye Promotor Internacional da Cultura Cubana.
São também convidados bolsistas dessas instituições, da Universidade das Artes, instrutores de arte, especialistas do Conselho Nacional de Casas de Cultura, além de artistas e cultivadores da manifestação e dos batuques Batá, dirigentes de comparsas emblemáticas e promotores culturais da capital cubana.
Como parte da comemoração, neste dia serão oferecidas informações sobre a XV edição do Festival Internacional Timbalaye “La ruta de la rumba” e o grupo folclórico cubano Iyerosun oferecerá o concerto “Los Tambores Batá hablan”, também na sede da Uneac em Havana, localizado na rua 17, esquina H, em El Vedado.
jcm/mml/ls