Sancti Spíritus, Cuba, 8 jan (Prensa Latina) A província central de Sancti Spíritus conta hoje com uma filial da Academia Cubana de Ciências (ACC), depois de sua constituição aqui para contribuir com o desenvolvimento local, entre outros objetivos.
Como se sabia, a decisão valorizou os antecedentes do avanço da ciência e tecnologia até hoje e os resultados na criação de novos conhecimentos nesta área do país.
Na atividade, que contou com a presença do Doutor em Ciências Luis Velázquez, presidente da ACC, o Prêmio Nacional da Academia de Ciências 2021 foi entregue a Miladys Ramos, patologista do Hospital Geral Provincial Camilo Cienfuegos.
Da mesma forma, os Doutores em Ciências Enrique Rosendo Pérez e Juana María Remedios receberam o status de membros honorários da ACC, por sua vasta experiência e reconhecidas contribuições ao progresso científico da nação.
Os dois ocuparão os cargos de coordenador e vice-coordenadora desta filial, respectivamente, enquanto Adonis Rojas, também doutor em Ciências, assumirá o cargo de secretário.
Ciência e inovação são prioridades no Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia Sancti Spíritus, do qual Enrique Rosendo Pérez é diretor e cujo coletivo alcançou resultados notáveis em 2022.
Várias províncias têm essas subsidiárias, incluindo Santiago de Cuba, Villa Clara, Cienfuegos, Pinar del Río, Artemisa, Camagüey e Ciego de Ávila.
34% dos membros da ACC são mulheres, disse à Rádio Sancti Spíritus o presidente dessa instituição científica com sede na capital cubana.
A atual ACC -fundada em 1962- foi precedida pela Real Academia de Ciências Médicas, Físicas e Naturais de Havana (1861).
oda/mpg/cm