5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula conversará com STF e governadores após golpe no Brasil

Lula-dialogara-con-Supremo-y-gobernadores-tras-golpismo-en-Brasil

Lula conversará com STF e governadores após golpe no Brasil

Brasília, 9 jan (Prensa Latina) O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conversará hoje com a presidente do STF, Rosa Weber, e governadores, após os atos de terrorismo protagonizados por radicais partidários do presidente derrotado Jair Bolsonaro.

Ambos os compromissos estão marcados para acontecer no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, depredado neste domingo, bem como nas sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), por grupos de bolsonaristas (seguidores do ex-militar).

Até o momento não se sabe se haverá encontro entre Lula e os timoneiros da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ou do Senado, Rodrigo Pacheco.

A agenda oficial do governante prevê ainda que fale por telefone com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.

Ontem à noite, após os atos de destruição e vandalismo na Esplanada dos Ministérios, Lula voltou de São Paulo para Brasília e se reuniu com Weber e ministros no Palácio do Planalto.

Ele também acompanhou Weber durante uma fiscalização do STF, enquanto peritos trabalhavam para apurar em detalhes a extensão dos estragos.

O fundador do Partido dos Trabalhadores cumpria agenda oficial em Araraquara, cidade paulista com áreas devastadas pelas fortes chuvas, mas encurtou a viagem e voltou à capital horas depois da situação estar controlada na Esplanada dos Ministérios.

Pacheco convocou uma sessão extraordinária para esta segunda-feira para analisar o pedido de Lula para intervir no Distrito Federal (DF) diante de invasões às sedes dos três poderes.

Segundo a emissora de televisão O Globo, o senador, que estava de férias na França, partiu e chegaria nesta segunda-feira a Brasília, onde fará reunião urgente em conjunto com a Câmara dos Deputados.

Na véspera, antes das violentas incursões, Lula decretou a intervenção da Segurança Pública no DF.

Durante seu discurso, o ex-sindicalista afirmou que falta vigilância e proteção na capital, e prometeu que os terroristas serão encontrados e punidos. A medida foi emitida até 31 de janeiro.

O objetivo da intervenção é “pôr fim ao grave comprometimento da ordem pública” no loteamento territorial, marcado por atos de vandalismo e arrombamentos de bens públicos.

Tal disposição será coordenada pelo auditor Ricardo García, atual secretário executivo do Ministério da Justiça.

mem/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES