Esperamos a presença no fórum agendado de 27 a 29 de janeiro de cerca de 80 delegados de cerca de 17 países da Europa e América, embora esses números ainda possam variar porque continuamos recebendo solicitações, disse à Prensa José Antonio Toledo, coordenador da plataforma Latina ativado em outubro de 2020.
A lista de participantes inclui parlamentares, ativistas solidários, sindicalistas, personalidades culturais, juristas, intelectuais e jornalistas, com temas em pauta como o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos em Cuba por mais de seis décadas.
De acordo com Toledo, o primeiro encontro internacional convocado pelo canal, meio alternativo que transmite semanalmente no YouTube e outras redes sociais, abordará os ataques contra a nação antilhana, em particular o cerco, seu caráter extraterritorial e as ações para denunciá-lo e enfrentá-lo .
Vamos aproveitar este encontro para lançar novas iniciativas de solidariedade com a ilha, disse.
Desde a sua criação, o canal Europa por Cuba combinou suas transmissões dominicais e suas ações nas redes sociais com atividades que vão desde uma maratona midiática para denunciar o bloqueio até caravanas e mobilizações em vários continentes em repúdio a esta política de Washington.
Toledo destacou o espaço de troca de critérios e ideias que o fórum de Sevilha representará para europeus e latino-americanos em solidariedade ao país caribenho e aos cubanos residentes no velho continente.
Também prestaremos homenagem ao herói nacional cubano, José Martí, por ocasião do 170º aniversário de seu nascimento, em um ato no qual destacaremos seu legado e sua vigência, especificou.
jf/wmr/ls