A Vice-Ministra de Assuntos Multilaterais, Laura Gil, e o Embaixador de Cuba na Colômbia, Javier Caamaño, participarão do evento que será realizado no Palácio de San Carlos, sede da chancelaria.
Em 27 de setembro, o furacão Ian causou graves danos ao setor habitacional de Cuba, principalmente nas províncias de Pinar del Río e Artemisa, juntamente o município especial de Isla de la Juventud, e deixou todo o país sem eletricidade.
Ian tocou em terras cubanas através da cidade de Pinar del Río, La Coloma (sul), e nas quase seis horas que levou para sair por Puerto Esperanza (norte), causou graves danos a residências, agricultura, sistema elétrico e de comunicações, como bem como no abastecimento de água potável à população.
Pouco antes do flagelo deste fenômeno meteorológico, em 5 de agosto, uma descarga elétrica durante uma tempestade atingiu um tanque de armazenamento de petróleo bruto na base do superpetroleiro no porto de Matanzas e iniciou um incêndio grave, que deixou 16 mortos, 146 feridos e numerosos danos materiais.
Vários países ofereceram sua ajuda ao povo cubano, e o governo da Colômbia e o de Bogotá, após o incêndio em Matanzas, em um gesto de solidariedade, doaram três mil centímetros quadrados de pele para ajudar na recuperação dos pacientes afetados pelo incidente .
Esses tecidos foram resgatados de doadores colombianos, obedecendo a todos os padrões de segurança e qualidade para o atendimento dos pacientes que necessitam.
jha/otf/ls