No âmbito do plano “Grande Marselha”, acordado entre o Estado e as autoridades locais, a Ministra da Cultura, Rima Abdul Malak, anunciou que na secção dedicada ao sector cinematográfico “a ideia é fazer de Marselha a capital mediterrânica do cinema e das filmagens ,” ele disse.
Após a assinatura do protocolo entre o Estado, a região Provence-Alpes-Côte d’Azur, a cidade e a metrópole Aix-Marseille-Provence, foi anunciado o orçamento de 22,5 milhões de euros, que serão destinados a quatro projetos, incluindo quem destaca a criação de uma base logística para filmagens, bem como de uma escola de cinema, a CinéFabrique.
Até a primavera, projetos serão selecionados e financiados para as novas instalações de filmagem e treinamento, bem como uma filial da filmoteca de Paris, que será localizada próximo ao porto da cidade e será concluída em 2027.
Marselha, a cidade A cidade mais filmada de França depois de Paris com 1.200 dias de filmagem por ano, com este plano pretende criar uma cidade do cinema, e estar na vanguarda desta atividade na zona do Mediterrâneo.
mem/acm/ls