O chefe da diplomacia angolana, Téte António, recebeu ontem à noite no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro o seu homólogo da Zâmbia, Stanley K. Kakubo, que chegou na companhia de vários ministros da Economia.
Conforme confirmado pelo chanceler anfitrião, a delegação é composta pelos chefes de Infraestrutura, Charles Milupi; Comércio e Indústria, Chipoka Mulenga; e Transportes, Frank Tayali, entre outras autoridades do país vizinho.
A convite do Presidente João Lourenço, Hichilema vai permanecer aqui durante 72 horas e as delegações dos dois estados deverão discutir a assinatura de novos instrumentos de cooperação, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (Mirex).
De acordo com o programa, o dignitário zambiano vai homenagear o primeiro presidente e pai fundador da nação angolana, António Agostinho Neto, no Memorial onde repousam os restos mortais do patriota e distinto estadista.
O encontro com Lourenço terá lugar no Palácio Presidencial da Ciudad Alta, após recepção oficial com honras militares e 21 saudações de artilharia, adiantou a fonte.
Hichilema falará aqui perante os deputados à Assembleia Nacional (Parlamento unicameral), seguindo depois para a província de Benguela, onde terá de verificar in loco o potencial econômico da região.
Segundo o chanceler, as relações entre os dois Estados tiveram um momento relevante em maio de 2018 com a visita de Lourenço à Zâmbia, que permitiu a celebração de cinco acordos de colaboração.
Até ao momento, as relações bilaterais contam com 14 instrumentos jurídicos nos mais variados domínios, incluindo o referente à isenção de visto em todos os tipos de passaportes nacionais.
lam/mjm/ls