Gang, que foi recebido no Aeroporto Internacional de Bole pelo vice-primeiro-ministro etíope Demeke Mekonnen, realizará reuniões com altos funcionários locais com o objetivo de aprofundar ainda mais o relacionamento entre os dois países, de acordo com uma notificação do Serviço de Comunicação do Governo.
Também está programado para conversar com o Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, e participará da inauguração do projeto da nova sede do Centro de Controle e Prevenção de Doenças na África (CDC-África).
Sua agenda na África deve terminar em 16 de janeiro e inclui visitas ao Gabão, Angola, Benin e Egito. No Cairo, ele participará de uma reunião com a presidência da Liga dos Estados Árabes.
Ao anunciar a turnê, o Ministério das Relações Exteriores da China explicou que ela visa “fortalecer a parceria estratégica África-China e impulsionar ainda mais a cooperação”.
Na semana passada, Mekonnen, que também é ministro das Relações Exteriores, reafirmou que o governo etíope está empenhado em fortalecer e diversificar as relações com o governo e o povo da China.
Em uma carta de congratulações a Qin Gang por sua recente nomeação, expressou a aspiração da Etiópia de aumentar a parceria abrangente, estratégica e cooperativa com a China durante seu mandato.
lam/raj/bm