As escolas nas províncias costeiras abrem na próxima quarta-feira.
A Ministra da Educação Básica Angie Motshekga deve monitorar as escolas na província central de Gauteng, onde estão localizadas as cidades de Johannesburg e Pretória.
Ao mesmo tempo, outros membros do Conselho Executivo do Ministério farão visitas de supervisão a várias escolas da área.
Em resposta a reclamações sobre atrasos na matrícula nas cidades urbanas de Gauteng, o ministro provincial Matome Chiloane garantiu aos pais que todos os alunos terão um lugar na sala de aula.
Os planos para assegurar que todos os estudantes tenham uma mesa de aula incluem, disse ele, a compra de unidades de ensino móveis adicionais.
Por sua vez, o porta-voz do Ministério na província do Cabo Ocidental, Bronagh Hammond, explicou que o foco do trabalho continuará a ser a recuperação das perdas de aprendizagem devido à pandemia de Covid-19 e a melhoria da educação de qualidade para todos os alunos em todas as escolas da província.
Reconhecemos que o período para reverter o atraso no ensino levará algum tempo, disse ele, mas certamente estamos trabalhando arduamente para garantir os ganhos dos professores em todos os níveis de ensino.
oda/mv/bm