Durante uma reunião na capital com o presidente etíope Sahle-Work Zewde, os ministros das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, e da França, Catherine Collonna, expressaram a disponibilidade de seus governos, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.
Após o acordo de paz de novembro passado, autoridades nacionais e agências internacionais iniciaram a reconstrução e assistência humanitária em Tigray, Afar e Amhara, regiões muito afetadas pelos combates que começaram em 2020.
De acordo com a comunicação, na reunião conjunta com Zewde, Baerbock e Collonna “elogiaram a capacidade do governo etíope e da TPLF de colocar de lado suas diferenças e negociar pacificamente uma cessação das hostilidades”.
Eles também discutiram formas de fortalecer ainda mais as relações de longa data e abrangentes entre os governos e os povos dos países europeus e seus homólogos africanos, acrescenta a notificação.
Em particular, enfatiza, eles trocaram opiniões sobre a necessidade de “operações de reabilitação e esforços de caridade para dar prioridade às meninas e mulheres acima de tudo”.
Os dois diplomatas chegaram ontem à Etiópia para uma visita de trabalho que será concluída na sexta-feira e inclui também uma revisão dos laços de seus estados com a União Africana, que está sediada na capital.
Pouco depois de sua chegada, eles realizaram uma reunião com o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed, durante a qual discutiram questões relacionadas aos laços bilaterais e as reformas implementadas no país durante os últimos quatro anos.
Também discutiram alguns dos problemas que impedem o crescimento da Etiópia e outras questões de interesse bilateral, regional e global.
jcm/raj/bm