24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola e China vão rever cooperação bilateral

angola-e-china-vao-rever-cooperacao-bilateral

Angola e China vão rever cooperação bilateral

Luanda, 13 jan (Prensa Latina) Angola e China revisarão hoje o estado e as perspectivas da cooperação bilateral, no contexto de uma breve visita de trabalho do Ministro das Relações Exteriores Qin Gang, que está em turnê pela África.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores local, a reunião será realizada na sede do Ministério das Relações Exteriores, após uma reunião entre o chefe da diplomacia chinesa e o Presidente João Lourenço.

A ministra das Relações Exteriores Téte António conduzirá a delegação angolana às conversações, que foram marcadas pela celebração de ontem do 40º aniversário do estabelecimento das relações entre os dois Estados (12 de janeiro de 1983).

Até o momento, a China é o maior parceiro comercial de Angola, o maior mercado de exportação e uma importante fonte de investimento, confirmou o Embaixador Gong Tao.

Na África, o país da África Subsaariana é o segundo maior parceiro comercial e o maior exportador de petróleo para o mercado chinês, disse o chefe da legação em um artigo de sua autoria, publicado pela agência de notícias Angop.

Na opinião do Tao, os laços bilaterais ao longo dos 40 anos representam um exemplo de cooperação sul-sul, em defesa do multilateralismo, dos interesses comuns das nações em desenvolvimento, da prosperidade e da estabilidade no mundo.

Durante as quatro décadas, as empresas chinesas construíram cerca de 3.000 quilômetros de ferrovias em Angola, 20.000 quilômetros de estradas, 100.000 unidades de habitação social, 100 escolas e 50 hospitais, disse ele.

As obras concluídas e em andamento, explicou, incluem a barragem de Caculo Cabaça, o novo aeroporto internacional de Luanda, as cidades de Kilamba e Dundo, a Estrada de Ferro Benguela e a usina termelétrica do Soyo.

Respondendo às necessidades do lado angolano, a China organizou o treinamento de mais de 3.000 especialistas nas áreas de comércio, agricultura, saúde, mídia e polícia, acrescentou ele.

jcm/mjm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES