Anteriormente, as autoridades eleitorais permitiam a votação antecipada dos cidadãos infectados com o coronavírus SARS-CoV-2, causador da pandemia de Covid-19, para eleições que se prolongam até amanhã, sábado.
Estas são as terceiras eleições diretas realizadas no país para eleger o chefe de Estado, nas quais os cidadãos escolherão o próximo presidente entre nove candidatos.
De acordo com a Constituição, caso nenhum dos candidatos alcance mais de 50 por cento dos votos, será convocado um segundo turno com os dois candidatos mais favorecidos no final de janeiro.
A disputa eleitoral é marcada pela candidatura do ex-primeiro-ministro Andrej Babis, um dos principais favoritos junto com o ex-presidente do Comitê Militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte, general reformado Petr Pavel.
Por outro lado, Danuse Nerudova, economista e ex-reitora universitária, é apresentada como a mais popular entre a população jovem e, segundo pesquisas locais, pode se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo.
Vários especialistas também apontaram que Nerudova conseguiu reunir apoio, especialmente após o último debate presidencial televisionado.
O presidente Milos Zeman não pode concorrer novamente depois de cumprir seus dois mandatos conforme previsto em lei, que prevê eleições presidenciais a cada cinco anos e eleições parlamentares a cada quatro.
mgt/amp/dnsa