O presidente cubano está acompanhado do primeiro-ministro, Manuel Marrero, do secretário de organização do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC), Roberto Morales, e das mais altas autoridades do território com o objetivo de analisar as estratégias dessa demarcação para avançar na ordem econômica e no bem-estar social. Na abertura do encontro, Morales destacou a necessidade de buscar novos caminhos para produzir mais alimentos, melhorar os serviços e aproveitar a mão-de-obra humana para substituir as importações.
A primeira secretária do PCC em Matanzas, Susely Morfa, explicou que entre as potencialidades de Matanzas, destaca-se que é a maior província produtora de petróleo bruto, com mais de 511.000 hectares de terras férteis e cinco polos produtivos de grande influência econômica .
Morfa acrescentou que Varadero, principal polo turístico de sol e praia de Cuba, e o aeroporto internacional Juan Gualberto Gómez se tornam eixos estratégicos para a economia de Matanzas e Cuba.
Os principais atores econômicos do território também participam do intercâmbio e discutem a estratégia da província para avançar na ordem econômico-social e político-ideológica no ano de 2023.
rgh/ads/ls