19 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Maduro pediu avanços na consolidação de uma nova geopolítica regional

Maduro1-1

Maduro pediu avanços na consolidação de uma nova geopolítica regional

Caracas, 13 jan (Prensa Latina) O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu hoje mais do que nunca avanços na consolidação de uma nova geopolítica e integração regional para a construção do Grande Pátria, sonhada pelos povos há séculos.

Ao prestar contas de sua gestão em 2022 perante a Assembleia Nacional, o presidente apresentou as seis diretrizes fundamentais de como deve ser a concentração de esforços da vontade e da consciência nacional, de todo o povo venezuelano em 2023.

Ele revelou que, em conversa com seus pares do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Colômbia, Gustavo Petro; e da Argentina, Alberto Fernández, disse-lhes que chega uma nova hora especial para unir esforços e caminhos dos povos da América Latina e do Caribe. Tudo isto, precisou, para avançar na formação de um poderoso bloco de forças políticas, de poder econômico que fala ao mundo e também o convida à integração, à construção de novos pólos de poder.

Ele disse que a Venezuela está na vanguarda da batalha pela construção do mundo da Pátria Grande, dessa força independente e soberana que trará mais felicidade, progresso e prosperidade a este país e a todo o continente latino-americano e caribenho.

Para que esse mundo chegue, “é necessário um bloco latino-americano e caribenho coeso, unido e avançado”, destacou.

Maduro também citou entre as linhas de trabalho a consolidação do crescimento econômico com igualdade, visando a diversificação da economia, a geração de riquezas, bens e produtos, com o objetivo de avançar na cura das feridas das desigualdades e da “inclemente guerra econômica “.

Outra linha de orientação prende-se com o alargamento da proteção e segurança social a toda a população, em especial às vítimas do bloqueio econômico, com o relançamento das Missões, Grandes Missões e um plano especial de investimento social e infra-estruturas.

Este plano, que estima ativar no primeiro trimestre do corrente ano, está em fase de preparação e tem a ver com o combate à pobreza, à miséria, às carências, e vai conjugar-se com o programa 1X10 do Bom Governo e do Movimento Nós somos a Venezuela.

É um plano especial de viver por viver, de curar feridas, de igualdade social, de relançar todas as forças do modelo social que vivemos em todos estes anos de Revolução, sublinhou.

Alargar a presença do Poder Popular em todos os âmbitos da vida econômica, social e política é outro dos eixos temáticos, que procura alargar a influência nas esferas territoriais, locais e regionais, para dar mais poder ao povo e aos Conselhos Comunais .

Também estão entre as linhas de trabalho a consolidação do plano integral de segurança da nação e a garantia da justiça; e avançar consistentemente na independência integral e descolonização da Venezuela.

lam/jcd/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES