Entre os objetivos de Sunak está a aproximação de posições sobre diferentes temas da atualidade e a realização de um segundo referendo de independência, noticiou a televisão desta capital.
Por seu lado, Sturgeon quer voltar a ganhar as urnas a 19 de outubro de 2023, mas o Executivo central considera que o debate sobre a independência ficou resolvido com a consulta de setembro de 2014.
As autoridades escocesas estimam que o cenário seja agora muito diferente, com o Reino Unido fora da União Europeia.
Sentei-me com o primeiro-ministro Nicola Sturgeon para discutir os desafios que enfrentamos juntos e a melhor forma de atender às comunidades em todo o Reino Unido, explicou Sunak em seu perfil oficial no Twitter.
Sua antecessora, Liz Truss, não teve nenhuma conversa formal com Sturgeon durante sua breve passagem por Downing Street, embora eles tenham se encontrado brevemente após a morte da rainha Elizabeth II, informou a Sky News.
A relação entre o Reino Unido e a Escócia está tensa depois que o Parlamento escocês aprovou uma lei que facilita a autodeterminação de gênero, um marco inédito para o país que se envolveu em polêmicas ao longo do processo e que também gerou divisão dentro do Governo e do Conselho Nacional Escocês Festa.
rgh/amp/dnsa